— NOTÍCIAS

1o. EDITAL DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 2022/2023

As inscrições para o !.

A Universidade Estadual de Campinas UNICAMP, por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, torna público, no âmbito da Universidade, o 1° Edital de Apoio a Projetos de Extensão PROEC - PEX- Ações Afirmativas - 2022 que se enquadrem no conceito de ações de “Extensão - Ações Afirmativas”, coordenados por docentes e pesquisadores da UNICAMP, de acordo com os critérios e procedimentos dispostos neste.
As ações afirmativas representam um significativo avanço no processo de inclusão e representatividade e de cidadania, visando reduzir desigualdades historicamente acumuladas e garantir igualdade de oportunidades e tratamento, compensar perdas provocadas pela discriminação e marginalização. Considerando a adoção das cotas étnico-raciais em Cursos de Pós-Graduação (2015), no Vestibular (2017) e nos Processos Seletivos
dos Colégios Técnicos (2020) e da Carreira de Profissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão - PAEPE (2020), a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) tem reconhecido a importância da comunidade negra e valorização da cultura afro-brasileira na produção de conhecimento científico com base no ensino, pesquisa e extensão. Historicamente, a UNICAMP tem realizado inúmeras parcerias com importantes segmentos
da comunidade negra, que se traduziram em ações afirmativas com impacto direto na comunidade externa.

O coordenador da proposta deverá submeter o projeto no Sistema de Gerenciamento de Extensão (ExteCult), https://extecult.proec.unicamp.br/. O username (login) e a senha (password) são os mesmos cadastrados no SiSe (Sistema de Segurança) e utilizados para acesso aos Sistemas Corporativos disponibilizados no ambiente da Web. Docentes e pesquisadores poderão participar de quantas equipes desejarem, porém, poderão coordenar somente uma proposta.